Nas minhas palavras...

Saturday, June 02, 2007

Mais do que ensinar...


"Tenho pensado em ti…
Nas expectativas que criei relativamente a ti, no que te posso ensinar, na forma como gostaria de fazer de ti alguém mais correcto, mais íntegro, mais bonito e adorável.
Penso nisso porque esta é a forma que encontrei de mudar o mundo.
Penso em ti porque me cabe a mim, em parte, a missão de te mostrar o que é certo e errado, o que te pode tornar mais ou menos feliz, melhor ou pior pessoa.
Penso em tudo isto porque não sei estar na vida de outra forma.
Penso… porque gosto de ti. Essa é uma verdade que me faz ter prazer em te ensinar o que me compete como professora, mas também como educadora, mulher, mãe, esposa, filha, cidadã, amiga… No fundo todas estas facetas são indissociáveis.
Acredito que a minha profissão pode ir muito mais longe que os conhecimentos que transmito e que farão de ti alguém mais competente no mundo do trabalho. Acredito que te posso mostrar um pouco do caminho para a felicidade e para a tua realização como pessoa.
Acredito igualmente que o mundo pode ser melhor se cada um de nós semear sorrisos, justiça, alegria, amizade e se afastar do que é menos positivo: as provocações, a violência, as inimizades e as injustiças.
É que nós influenciamos e construímos o mundo em que vivemos!!!
Quando vejo que os pensamentos e os sentimentos azedos tomam conta de ti e te tornam negro, observo de longe o meu fracasso.
Acredito no AMOR. Porque sei que ele resolve. Ele aproxima, adoça, alimenta a nossa alegria. Torna-nos mais justos, mais felizes, mais humanos, mais PESSOAS.
Mesmo quando nos fazem mal, é preciso virar a página e continuar a acreditar no Amor, mesmo que para isso seja necessário engolir um ou outro sapo e fazer um ou outro sacrifício. Isso só nos engrandece e nos torna mais belos."
Professora, Ana Maria Pascoal

4 Comments:

Blogger Do choupal até à Lapa said...

quando comecei a ler pensei ser uma mensagem de mãe/pai para filho, depois cheguei ao final e era de uma professora, também mãe. Dito isto, acho que se torna clara a importância da negligência da educação por parte dos pais que cada vez mais falta.

10:31 PM  
Blogger olho_azul said...

Texto fantástico! Simplesmente, diz muito - de uma mulher, de uma mãe, de uma professora!

Aproveito para te dizer para passares lá no meu cantinho - deixei-te um desafio!

Beijocas

4:00 PM  
Blogger Alexandre said...

Nos últimos tempos tenho constatado que as pessoas no geral são mázinhas, mesquinhas, conflituosas, parece ser este o espírito humano desde tempos imemoriáveis, mas será que vale a pena, realmente é melhor ignorar, passar à frente...

Beijinhos!!! Muitos!!!

11:47 PM  
Blogger Lusófona said...

Esse texto deveria ser lido por todos aqueles que continuam a acreditar na educação e por todos aqueles que não a tem.

Só a educação nos dará um futuro melhor, sem dúvidas.

Beijinhos e uma linda semana

4:51 PM  

Post a Comment

<< Home