Nas minhas palavras...

Wednesday, May 02, 2007

A mim ninguém me cala!

É ali que muitos dizem o que não são capazes de dizer em voz alta: "Por falar em agressões a professores... ontem um aluno cuspiu na minha cara." Este excerto, retirado do Diário de Notícias de dia 29 de Abril, acusa-me injustamente de ser cúmplice do silêncio que não mata, mas moí a classe docente. Um silêncio que se arrasta, porque alguns professores não têm coragem de dizer em voz alta: “No dia 19 de Março, um aluno cuspiu na minha cara”. Mas será esse o único motivo???
Sem medo e sem vergonha, nesse dia chamei a polícia, que tomou conta da ocorrência. Ao questionar os agentes acerca da formalização da queixa, a resposta foi pronta: o aluno não têm doze anos, logo não pode ser julgado pelo Tribunal de Menores e, para além disso, cuspir na cara de alguém não está enquadrado no Código Penal, uma vez que este apenas contempla agressões verbais, físicas e/ou psicológicas. Por outras palavras, os alunos podem vir à escola cuspir na cara dos professores… insultar e bater é que nem pensar!!! Podia comentar, mas julgo não ser necessário…
No dia seguinte apresentei a participação disciplinar do aluno no Conselho Executivo da Escola, apelando para que fossem tomadas medidas no sentido de responsabilizar o aluno pelo seu comportamento. O aluno foi suspenso dois dias.
Dois dias??? A pena máxima a aplicar pelo órgão máximo da Escola é de cinco dias, mas em que situação é que esta pena é aplicada??? Aquando da morte de um professor… Quiçá???
Parece que a responsabilidade não é exclusiva dos que vivem no silêncio, mas também dos que silenciam as vozes daqueles que têm coragem de dizer em voz alta: “No dia 19 de Março, um aluno cuspiu na minha cara”.
A mim ninguém me cala! Tenho dito! Pim!

26 Comments:

Blogger NP66 said...

Bravo!
Eu tenho agora lá na minha escola uma questão para resolver: um aluno de 7 anos deu uma palmada numa funcionária!
Já estou a imaginar a conversa com os pais... e as desculpas do tipo "mas ele lá em casa é um verdadeiro anjo"! :/

9:25 PM  
Blogger marco said...

ola..sim é dia 6,ate vou retificar e por a data!mas como nao vou estar ca, aproveitei hoje,,lol

9:26 PM  
Blogger Bia said...

olá tens toda a razão em "gritar" bem alto a tua revolta, e defender os teus colegas e ati própria, a minha filha ás vezes fala.me da maneira como os colegas se dirigem ao professor e eu fico escandalizada... já lá vai o tempo em que os professores eram alguém que nos era muito importante, que respeitavamos e gostavamos muito...
Não sei realmente onde vamos parar assim, ainda há uns tempos encontrei a minha professora de Francês e ela referiu exactamente isso, que nós eramos uns queridos, mas que agora dar aulas é do pior...
Lamento pelos professores e pela geração que está a crescer assim, não todos graças a Deus, mas uma boa parte.
Um beijo

9:29 PM  
Blogger Alda Serras said...

Um aluno de dez anos bateu em duas professoras. Elas apresentaram queixa no Ministério Público. A queixa foi arquivada porque o aluno tinha menos de 16 anos. Parece que até aos 16 podem insultar-nos e espancar-nos à vontade. É esta a lei que (não) nos defende!

10:07 PM  
Blogger Andreia said...

Digo-te uma coisa, é uma vergonha!

10:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Força aí. Tens toda a razão!!

12:34 AM  
Blogger Mariana said...

Bem, acho que é um verdadeiro exagero, chamar a policia por causa dum catraio ter cuspido a um professor. (São precisos noutras áres mais problemáticas)

Esse caso, julgo que poderia ser resolvido, com o aluno, a prof em questão, os encarregados de educação, o responsável pela escola... e todos tomarem medidas..

Desde os pais, à prof em questão e ao responsável pela escola.

Mas isto é uma opinião.

*

1:20 PM  
Blogger 13 said...

Mariana:
Infelizmente esta criança não tem qualquer acompanhamento familiar. É o chamado órfão de pais vivos.
O Conselho Executivo considerou que dois dias de suspensão seria suficientes.
E por fim, esta craiança anda a ser acompanhado pela Comissão de Protecção de Menores, uma vez que já foi apanhado a roubar inúmeras vezes.
Ainda pensas da mesma forma?
Experimenta os vários papéis e depois diz qualquer coisa.

2:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

treze:

Arranja uns bacanos que lhe partam os dentinhos à chapada. Vais ver que não custa nada: por menos de 40 euros fazes a festa.

E com os dentinhos partidos, o moçoilo vai ter mais dificuldades em tornar a cuspir...

4:11 PM  
Blogger Do choupal até à Lapa said...

Se houvesse mais gente como tu, isto não andava assim!!

7:05 PM  
Blogger V.P. said...

Mas o pior disso tudo é mts vezes os pais ñ se importam.. E defendem os filhos.. Na minha opinião acho que o que fez esse aluno não tem desculpa é uma falta de respeito mt grave...
eu não sei o historial doele, mas seja kal for ele devia ter educação, principios morais e saber k isso ñ se faz.

E smp k te sentires revolatda, com alguma situação injusta k venhas a passar partilha a connosco.

bj

9:50 PM  
Blogger HelloCátia said...

ola madrinhaaaaaaaaaaa
tens toda a razao, madrinhissima...
muitos beijinho da afilhadinha

8:59 AM  
Blogger Lusófona said...

Tudo começa em casa... ai de mim se sonhasse em desacatar um professor...sempre tive bons relacionamentos na escola, com coleguinhas e professores, mas tive uma mãe com pulso firme...

E penso que a falta de punição ou de castigo só vem a piorar a situação...

Você está certa...calar? NUNCA.

Beijos

11:43 AM  
Blogger Enfim... said...

e assim anda o nosso portugal, estamos bem estamos, dai tanta falta de respeito né verdade

Bjokas

Bom fim semana

12:35 PM  
Blogger A Professorinha said...

Ainda não fui agredida fisicamente, ou cuspida... (que para mim é uma forma de agressão)... Mas já viste que estamos de mãos e pés atados? Eles podem agredir-nos e nós nem lhes podemos tocar! E se lhes tocamos somos imediatamente apontados???? Tenho alunos de 12 anos que são o dobro de mim. Até agora não tenho medo... quanto tempo irei continuar assim??

Beijinhos e estou contigo. A mim também não me calam!!!

6:29 PM  
Blogger Lídia said...

Mulher de armas! Infelizmente, na maioria dos casos, essas crianças têm um historial familiar e social completamente caótico. Força! Bj

8:37 PM  
Blogger Alexandre said...

Fico muito preocupado com o que contas e com outras situações semelhantes que têm vindo a lume na comunicação social - mas penso que, infelizmente, os casos mais graves nem são divulgados pois as pessoas têm receio de serem vítimas de vingança.

Mas fizeste bem em denunciar esta falta de respeito - que saudades do tempo em que um professor / professora eram saudados na rua como as pessoas mais importantes da terra... agora, isso perdeu-se... já não respeito nem consideração para com os professores... e depois querem um ensino de qualidade!!!

Beijinhos. Bom fim-de-semana!!!

12:07 AM  
Blogger Just Me...S said...

Incrivel!!!! Dois dias???? É a lei que nós temos...não está no codigo penal?
Sem comentarios...
Nunca te cales!!!!
Beijocas

7:23 PM  
Blogger olho_azul said...

Sinceramente, onde irá isto parar?
Até onde se deixa ir a falta de respeito de alunos e pais pelos professores?
Afinal, não somos pessoas? Não temos importância? Qual é então a nossa função na sociedade?
Enfim... O que nos espera?

Bom fim de semana
Beijocas

11:06 PM  
Blogger Fénix said...

Acho que fazes muito bem. Há duas semanas levei os alunos ao Planetário e um deles teve um comportamento vergonhoso... Penso que o miúdo não deve ter os neurónios todos no sítio... Resultado esta semana fomos ao PNSAC e não o deixei ir. O DT mandou uma mensagem para os encarregados de educação a explicar a razão de este aluno não ir à visita. Não pudemos continuar a admitir este comportamento. Estes miúdos ultrapassam todas as marcas e ninguém lhe impõe limites.

Muita força e parabéns pela tua atitude.

11:53 PM  
Blogger Mikas said...

Fazes bem. Nunca deixes que te calem.


Bjokas*

9:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Por quanrenta euros arranjas dois bacanos que lhe partam as costelinhas. Vais ver que não dói nada (a sair da carteira).

1:19 PM  
Blogger Stôra said...

Acho bem que não te cales! Nunca!
Tens toda a razão!
*Beijinhos*

4:02 PM  
Blogger A Flor said...

Parabéns pela tua coragem. :D

Realmente não sabemos onde vamos parar! Os miúdos já não respeitam nada, nem ninguém... mas na maioria das vezes, essa falta de educação, é "vivenciada" pelas crianças nos próprios pais!

A educação começa em casa....

Beijinhos floridos da Flor

11:48 PM  
Blogger Miss Alcor said...

Desabafar faz sempre bem. Acho que fazes muito bem em falar. Só é pena que não se possa fazer mais nada. Quando eu andava no 9º ano um colega de turma decidiu enfiar pregos nos pneus do carro da nossa professora de matemática. Não aconteceu nada, mas foi muito triste para a professora, que ainda por cima era um querida, portanto compreendo o que sentes.
Quanto às penalizações que os alunos têm de cumprir... nem vou comentar. O meu colega não teve nenhuma!
Força aí!

8:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Mais que triste estas situações são "desesperantes"... eu só me pergunto onde é que isto vai parar? As crianças de hoje em dia pensam:" eu quero, posso e mando". isto é o que lhes é transmitido em casa. Continuo a dizer que elas n ão têm culpa, os "educadores" de casa é que não agem da melhor forma! Infelizmente não sabem educar os seus filhos, pensam que ao fazer-lhes as vontades estão a fazer o melhor! É urgeunte uma "revolução"! E se as leis não se actualizam e adequam às situações... não sei onde isto vai parar!

7:54 PM  

Post a Comment

<< Home